Dicas da Arquiteta Luciana Leite: Pergolados


imagens do pinterest

Tendo origem nas parreiras italianas, a pérgola ou pergolado harmoniza muito nas composições arquitetônicas aqui no Brasil. O pergolado nada mais é do que uma estrutura vazada que trás sombra e permite que espécies de plantas se incorporem a ela. Essa estrutura normalmente é feita de madeira nobre, mas alguns produtos modernos podem imitar esse material.

É o que acontece no projeto da casa de campo em Santo Amaro da Imperatriz: A reforma da fachada permitiu a introdução de um elemento horizontal que demarcasse o acesso principal pela extensa varanda. Trabalhei, então, um pergolado de ACM(material oriundo do alumínio e de alta resistência) aqui na cor amadeirada. A fixação dessa fina estrutura se deu por delicados e imperceptíveis cabos de aço, o que trouxe leveza, sem excluir a possibilidade de sustentar plantas ou até mesmo uma cobertura de vidro posteriormente.


Proporcionando conforto, sombreamento e beleza à fachada; o pergolado é um item que busco incorporar em quase todos os projetos. Por ser extremamente versátil, ele pode ter inúmeros usos na arquitetura quando composto numa área de churrasqueira, ou com lareira, ou numa varanda, ou com jacuzzi, ou no jardim... E por aí vai.

Com diferentes plantas, vazado ou coberto, fato é: a releitura do antigo pergolado italiano quando incorporado na arquitetura dos dias de hoje traz requinte e conforto para nossas casas.

Por: Luciana Leite Arquitetura - www.lucianaleitearquitetura.com.br

Para mais dicas, siga @ezeimoveis e @lucianaleitearquitetura

whatsapp.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Todos os direitos de imagens protegidos.
© 2018 por Ezequiel Kuhnen
Corretor de Imóveis.

CRECI 26582

As informações e valores dos imóveis são de responsabilidade do proprietário e podem ser alterados a qualquer momento.